sexta-feira, agosto 25, 2006

Aberto à sugestões

Para variar, se respeito o horário e a distribuição cronológica dos posts, mudo o tom.

A verdade é que a melancolia já me cansava desde o último pois já a gastei: Nem que por um breve momento hei de gastar os outros eus até que a melancolia volte a ser o eu do qual fujo.

Hoje amaldiçoei Skinner. Neste ato pequeno tive um insight. Bem, não descobri nada, mas apenas vi (aliás, melhor utilização de insight que o normal) algo que já sabia por outro ângulo:
Skinner merece respeito por ter sido, ao menos, devotado e corajoso ao negar tudo o que se achava sobre psicologia para afirmar sua teoria. Bem, isso eu já sabia mas, o que eu vi, foi que se ele não fosse tão cabeça dura, não existiria o hehaviorismo moderno. O importante desta alegação não é seu conteúdo, mas no que isso toca a concepção de ciência, sobretudo humana. Ela é fruto não da observação da natureza bem como de uma filosofia na qual se embasa, mas é também ela um fruto das causualidades do mundo... Será que a maior teoria da psicologia, que nunca será publicada e mudaria o mundo foi assassinada cruelmente por uma torta holandesa estragada? Será que a resolução dos problemas existencialistas poderiam ter sido solvidos por um dos muitos abortados por uma mãe jovem e inconseqüênte?

Sinceramente, acho que não. Mas poderia ser bem diferente...
O que me irrita é a obsessão em fazer ciência acima do porque fazer, sem falar no fazer para justificar, em vez de fazer questionando e, por fim, não fazer ciência e proteger-se sob seu nome.

Tem muita gente pra ser doutor e pouca coisa que realmente importe...

Não, mas que tem gente q pesquisa para ser doutor, e não o contrário...

Ah, foda-se, eu nem li os meus textos...

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Yeaaaaah!!!

Foda.

9:24 PM  

Postar um comentário

<< Home